Referências Cinematográficas de ‘Idiota’ de Jão
Olá Turneiros, vocês curtem música nacional? Há poucos dias o cantor Jão lançou um videoclipe para a música Idiota que faz parte de seu álbum PIRATA. Havia sido anunciado que ele traria algumas referências cinematográficas, como o beijo de cabeça para baixo do Homem-Aranha. Mas vocês conseguiram pegar todas elas? Então vem com a gente que vamos lhe contar todas elas!
Titanic
Disponível na Star+
O filme conta sobre a primeira viagem do transatlântico Titanic, em 1912, e a história de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um jovem pobre e aventureiro, e Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), uma jovem noiva e aristocrata. Entretanto, os dois se aproximam e se apaixonam, para a fúria da elite. A situação fica ainda mais complexa quando o navio inaufragável, se choca num iceberg e naufraga, fazendo todos nele terem que lutar por suas vidas ou desistir.
O segredo de Brokeback Mountain
Disponível na Star+
A história ganhadora de 3 Oscar se inicia no verão de 1963, quando Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) vão trabalhar num Rancho de Ovelhas. Naquela montanha, isolados, eles se tornam cada vez mais próximos, mas com o término do trabalho cada um segue sua vida, se casando e tendo filhos. Alguns anos depois voltam a se encontrar e conversam sobre tentar uma vida juntos, mas os temores que o mundo descubra que são gays os impedem.
No clipe mostra o lugar onde eles se reencontravam, em Brokeback Mountain, para ficarem juntos, e também o local da briga da primeira vez que se separaram.
10 Coisas que Odeio em Você
Disponível na DisneyPlus
Leia Mais: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes
Baseado na peça Megera Domada, o filme conta a história das irmãs Stratford. Em sua casa há uma regra, a caçula Bianca (Larisa Oleynik) só pode começar a namorar se a mais velha Kat (Julia Stiles) namorar também, só que Kat é conhecida como uma megera sem amigos. Sabendo disso, o calouro Cameron (Joseph Gordon-Levitt) contrata o badboy, Patrick Verona (Heath Ledger), para sair com Kat, para poder então ir atrás de Bianca.
Jão retratam em Idiota, o momento que Patrick faz uma “serenata” para Kat das arquibancadas durante um dos treinos de futebol dela.
Homem-Aranha
Disponível na Netflix
Nessa primeira versão Peter Parker, interpretado por Tobey Maguire, é picado por uma aranha geneticamente modificada ganhando poderes. Ele usa suas novas habilidades para ganhar dinheiro em lutas de exibição, entretanto ao presenciar um crime sem fazer nada e acabar por presenciar o assassinato de seu tio em sequência, sente-se culpado. Portanto, decide utilizá-los então para combater crimes no lugar de benefício próprio, tendo como seu primeiro obstáculo o Duende Verde.
A cena que ele trouxe para o filme é um dos beijos mais marcantes do cinema, quando Peter beija Mary Jane de cabeça para baixo.
Dona flor e seus dois maridos
O clássico brasileiro lançado em 1976 é baseado no livro homônimo de Jorge Amado. Na década de 40, Dona Flor (Sônia Braga) é casada com Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado que morre no carnaval. No entanto, algum tempo após se tornar viúva, casa-se com o farmacêutico Teodoro Madureira (Mauro Mendonça) sendo esse o oposto de seu primeiro marido. Sentido saudade de Vadinho, que era um ótimo amante, ela o chama, que acaba voltando em espírito, sendo ela a única capaz de vê-lo e interagir com ele.
O clipe traz o momento que os três dividem a cama no filme, assim como em seu cartaz.
Bônus: Relação de Ayrton Senna e Xuxa
Apesar de não ser uma referência cinematográfica, podemos considerar uma referência midiática. Ayrton Senna até os dias de hoje é uma lenda da Fórmula 1, no entanto, em seus dias de corrida suas namoradas também eram algo que atraia a mídia.
Ainda mais quando elas já eram famosas, como foi o caso de Adriane Galisteu — a modelo era sua namorada quando faleceu — e Xuxa — a relação mais conturbada que o piloto teve. De modo que a escolha para o clipe de trazer a Xuxa faz sentido, pois foi icônico e muito famoso, mas deu errado.
Entretanto, não havia uma cena para replicarem, pois não era um filme. Então foi feito uma cena com símbolos característicos dos dois para remeter-lhes, sendo esses: o macacão vermelho e boné azul que foi seu uniforme mais famoso, a bandeira do Brasil ao fundo e a atriz usando uma peruca loira com penteado, e roupa, que remetiam a Rainha dos Baixinhos.
Leia Mais: Os Amores de Senna
E essas foram todas as referências contidas no clipe de Idiota de Jão, vocês conseguiram reconhecer todas? Já conheciam todos esses sucessos?
Aliás, se fossem vocês que estivessem fazendo um clipe sobre uma relação onde houve muito amor, mas não deu certo que cena não poderia faltar? Contem para gente!