Space Jam: Um Novo Legado é Nostalgia pura

Space Jam: Um Novo Legado é Nostalgia pura

20 de julho de 2021 0 Por Giovanna Dalforne

Olá, turneiros! Na última semana lançou Space Jam: Um Novo Legado e para quem foi criança nos anos 90 ou no começo de 2000 vai bater aquela nostalgia. Afinal, Space Jam: O Jogo do Século fez parte da infância e com certeza foi visto diversas vezes.

Não sei se vocês sabem, mas a ideia do filme original veio de um comercial da Nike na década de 80. Nele Pernalonga encontra alguns valentões e pede ajuda ao Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, para vencê-los numa partida.

Os outros Looney Tunes se juntaram a eles no comercial do ano seguinte por conta do sucesso do primeiro. A partir disso começou a se desenvolver o filme, mas demorou tanto que Jordan largou o basquete, jogou baseball e voltou ao basquete.

Leia Mais: Uma Breve Historia de “Space Jam”

Apesar de ter a mesma estrutura de um astro da NBA indo para a realidade dos Looney Tunes para uma partida de basquete que definirá o futuro deles, é uma releitura 25 anos depois. Então tem diferenças.

Enredos

Space Jam: O Jogo do Seculo (1996) @WarnerBros.

No original, alguns alienígenas querem escravizar os Looney Tunes para serem atrações no seu parque de diversão, mas Pernalonga consegue enganá-los para que tenham uma chance de se libertar com um jogo de basquete. Enquanto os extraterrestres roubam o talento dos maiores astros da NBA para a disputa, a turma convoca Michael Jordan, que havia terminado sua carreira, para os ajudar a treinar e jogar.

Nessa nova proposta a estrela do basquete presente é LeBron James e no lugar de alienígenas temos uma Inteligência Artificial. Nós conhecemos Don Cheadler, mais conhecido como o herói Máquina de Combate na Marvel, mas aqui ele interpreta AI-G Rhythm responsável por sequestrar o filho de LeBron e desafiá-lo para uma partida de basquete.

Lebron então segue pelo multiverso da Warner para encontrar sua equipe dos sonhos que acabam por ser os Looney Tunes, mas não sem referência a Harry Potter, Game Of Thrones, e muitas outras obras da Warner.

Diferenças

Space Jam 2: Um Novo Legado (2021) @WarnerBros.

Além das diferenças de enredo a outros pontos a comentar nessa produção.

A obra de 2021 se aproveita dos avanços tecnológicos em sua estética, para que ora Lebron se torne um desenho ora os personagens tenham tons realistas. O diferenciando do original onde o contraste entre os personagens animados e as partes em live-action.

Lola Bunny é uma personagem conhecida dos Looney Tunes e tem sua importância no filme, no entanto em sua primeira versão era claramente sexualizada. O que era visto tanto pelas suas roupas quanto por sua participação no enredo o que mudou significativamente nessa versão, onde Zendaya é responsável por lhe dar vida.

Enquanto a família real de Michael Jordan participa do filme que ele protagoniza, a família que vemos de LeBron é formada por atores contratados. Deixando claro que a relação familiar que vemos no filme faz parte do roteiro apenas.

Space Jam: O Novo Legado é uma saudação ao seu antecessor, mas modernizando tanto sua forma de execução, história, participantes e referências. É igual ao filme da década de 90, não é um filme infantil, mas também não deve ser levado tão a sério.

Você pode se distrair tentando pescar todos os personagens da Warner que aparecem ou se incomodar por ser uma história meio louca. Mas não pode alegar que alguém lhe enganou, afinal o primeiro também é super sem pé nem cabeça e provavelmente só apreciamos pela memória afetiva. Enfim, para os mais nostálgicos certamente será divertido e para os não tão ligados não recomendaria.

E você já assistiu? Me conta o que achou!