Vikings | Conheça a verdadeira história de Björn Ironside

Vikings | Conheça a verdadeira história de Björn Ironside

29 de janeiro de 2021 1 Por leticialinhares

Depois de anos de muitas batalhas e emoções Vikings chegou ao fim. E a pergunta que fica, o que realmente aconteceu e o que é “adaptação”? Desse modo, nessa matéria vamos tentar responder a pergunta:  O que de Björn em Vikings é realmente verdade?

Levando em conta que os Vikings não deixaram registros escritos não existe muito consenso entre os historiadores. Porém, o que se sabe é que exitiu sim um Ragnar, um Björn, um Ivar, uma Lagherta e até um Rollo. Já que em diversos registros históricos se encontra coisas sobre eles, mas suas histórias como um todo se misturam entre relatos orais que se desmentem.

Assim, com base no relato de poetas, os skalds, muitas histórias desses guerreiros se espalharam de forma oral, mas não se sabe o quanto delas são realmente verdadeiras ou referentes a mesma pessoa. Considerando que grande parte do que conhecemos hoje veio de relatos orais que mais tarde geraram as “sagas”, escritas depois do fim do período Vikings, é difícil ter certeza do que é realmente verdadeiro. Principalmente levando em conta que existia um interesse cultural de transformar os Vikings em heróis na época. (Via Superinteressante).

O Verdadeiro Björn Ironside

Dessa maneira, apesar da série seguir parte desses relatos orais também se aventura e adapta a história de modo a torná-la mais próxima a uma narrativa. Por exemplo, de acordo com as sagas, Björn na verdade era filho de Áslaug, segunda esposa de Ragnar, e não de Lagherta. Entretanto, para garantir o tom de rivalidade e apresentar melhor a figura de Lagherta isso foi modificado. (Via McTurk, 2008 – University of Leeds).

Desse modo,  Björn era irmão, e não meio irmão, de outras figuras importantes da série: Ivar, Sigurd, Ubbe e Hvitsärk. Uma parte fiel da série é como junto com seus irmãos, Björn teria buscado vingança pela morte de Ragnar e feito a Águia de Sangue, como aparece no seriado. Além disso, Björn teria sido um Rei Viking da Suécia e o primeiro governante da Casa de Munsö. (Via Moreno, Delgado e Santisteban).

Contudo, como as sagas não são completamente confiáveis, não se sabe ao certo o que de tudo isso realmente aconteceu. Assim, entre as tantas lendas e mitos em volta dele, uma certeza é que Björn ficou famoso por suas viagens e saques pelo mediterrâneo, entre os anos de 859 a 862. O herói também participou de expedições na Inglaterra, França e na Lombardia. (Via Ancient EU).

Porém, apesar de ser referenciado sempre como filho de Ragnar, existe dúvida se na verdade isso não foi em si uma adaptação das sagas. Para muitos historiadores, é muito provável que o autor tenha reunido vários reis Escandinavos de épocas diversas e “transformado” todos eles em filhos de Ragnar por questão “criativa”. (Via Superinteressante).

Sendo assim, sabemos que Björn existiu, mas fica a dúvida se foi apenas uma pessoa, ou a mistura de feitos de vários Reis, e se seria mesmo filho de Ragnar.

Confira: The Last Kingdom – Os 5 Melhores Personagens

A Morte e Sepultamento de Björn

Não sei vocês, mas uma das minhas principais dúvidas está em volta da morte de Björn e seu sepultamento. Afinal, o que dessa história é verdade?

Assim, quando o assunto é sua morte não existem registros sobre ela nas sagas e a última vez que ele é citado na saga de os filhos de Ragnar é antes de retornar para Escandinávia depois de várias expedições na França. Por outro lado, a versão mais aceita é que depois de muitas expedições, Björn Ironside retornou para a Escandinávia e morreu como um homem rico.

Enfim, a causa é incerta, porém historiadores acreditam que ele deva ter morrido de velhice ou por alguma doença. E não pelo ataque de Ivar, ou a suposta batalha que acontece posteriormente na série. Quanto ao sepultamento a realidade é um pouco diferente também. Acredita-se que Björn foi sepultado em um montículo conhecido como “túmulo de Bjorn Ironside“. Com 5 m de altura e 20 m de largura, o local está localizado no Lago Malar, Suécia. Uma coisa que chama a atenção é uma pedra rúnica encontrada no local.

Decepcionado? Também fiquei um pouco, mas faz parte!

Runa em cima do montículo – Reprodução/ Björn Järnsida – Via Mitti.

Reprodução/ Björn Järnsida – Via Mitti.

Vikings está disponível na Netflix e ganhará um spin-off chamado Vikings: Valhalla. O seriado se passará cem anos após o fim de Vikings. E contará no seu elenco com nomes como: Sam Corlett, Frida Gustavsson, Leo Suter, Bradley Freegard, Laura Berlin, entre outros.

E aí ansioso para o spin-off? Comenta aqui embaixo!