7 Franquias de Filmes de Terror para assistir no Halloween
Outubro chegou num piscar de olhos e enfim já é o momento de começar a maratonar as famosas franquias de filmes de terror. Assim, pensando nisso listei sete franquias de terror para maratonar antes, durante e se você for atrasado como eu depois do Halloween.
Leia Mais: 31 filmes de terror essenciais para ver no Halloween
Franquia #1 Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
A primeira recomendação não podia ser outra. A franquia Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado marcou uma geração de adolescentes nos anos 90. Do mesmo criador de Pânico, é uma ótima pedida para quem não está acostumado a ver filmes de terror. Com muito mais suspense do que terror os filmes causam mais nervoso do que medo.
Além do mais, o filme equilibra bem o clima descontraído adolescente com o suspense apavorante de não saber quem está atrás de você. Sem dúvida a franquia marcou como filme de terror adolescente e colocou inclusive o Brasil no mapa no segundo filme.
Nunca viu? Assista e comenta aqui embaixo o que achou!
PS: Não percam seu tempo você vendo o último (terceiro) é o pior tipo de reboot, aquele que se finge de continuação. Fujam!
Franquia #2 Pânico
Outro clássico dos anos 90 não pode ser deixado de lado. Apesar de também retratar um terror entre adolescentes, tem uma atmosfera mais séria que Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. Na verdade, um dos seus maiores destaques é como zoa outros filmes de terror, mas mesmo assim consegue criar cenas de tensão e muito suspense.
Ao longo dos filmes um elemento constante é a dúvida, quem é o assassino? No fim, a gente suspeita de todos e de ninguém ao mesmo tempo. Apesar de ter alguns problemas de roteiro marca como uma das melhores franquias de filmes slasher.
E nos ensina ironicamente até como sobreviver a um filme de terror. Já conhece as regras?
#1: Não faça sexo;
#2: Não beba, nem use drogas;
#3: Em nenhuma hipótese diga “eu já volto”.
E aí já sabe todas de cabeça? Não? Talvez seja melhor reassistir então!
Franquia #3 A Hora do Pesadelo
Antes de mais nada já deixo claro que essa é uma das franquias de terror que mais me dá medo. Apesar de ter outras mais assustadoras de forma geral, toda premissa do Freddy Krueger me deixa levemente agoniada. Pois, a ideia de um vilão que ataca justo na hora que a gente adormece e dentro do sonho ainda por cima é bizarro demais.
Não é à toa que ele se tornou um dos vilões mais icônicos dos filmes de terror. Principalmente por sua motivação de vingança e desenvolvimento, ele não é só mau, teve razões para isso. Mas vai além disso, apesar da franquia ter altos e baixos, os altos definitivamente colocam essa como uma das melhores franquias de terror que existem.
Estabelecendo um dos vilões mais famosos do mundo e deixando muita gente sem conseguir dormir à noite depois de ver seus nove filmes, incluindo Freddy vs. Jason.
PS: Ele é tão famoso que foi citado até em um episódio de Investigação Criminal como se fosse um assassino real
Franquia #4 Sexta-Feira 13
Outro vilão icônico da história dos filmes de terror é o nosso nada querido Jason. Na franquia de Sexta-Feira 13, com seus nada simplórios doze filmes, vivemos todos os tipos de sensações. Já rimos, sentimos medo, vergonha alheia, nojo, mas mesmo nos filmes mais fracos a presença de Jason trouxe elementos novos e interessantes para a trama.
Além disso, de maneira geral quase todos os filmes são divertidos e um bom entretenimento. Apesar de não me causarem medo, as mortes sangrentas, os personagens carismáticos e é claro as final girls marcam presença na franquia.
E é claro também no meu Halloween!
Leia Mais: Do pior ao melhor filme de Sexta-Feira 13
Franquia #5 Halloween
A quinta franquia é Halloween, a série de filmes que nos apresentou outro assassino em série icônico: Michael Myers. Com onze filmes, é uma das franquias mais lucrativas dos filmes de terror e tem como destaque a construção do seu vilão.
Em Halloween não existe uma razão para Michael Myers ser o que é e isso é simplesmente apavorante. Afinal, esse assassino exemplifica como a maldade é algo que não compreendemos e que podemos encontrar em qualquer lugar.
Pois, apesar de os anos no hospital psiquiátrico terem causado danos, no fim ele já era malvado antes disso. Sem dúvida Michael inspirou muitos dos vilões que vieram depois e segue sendo memorável até hoje!
Franquia #6 Invocação do mal
Sem dúvida Invocação do Mal é uma das franquias modernas mais apavorantes. Ainda que os filmes sejam bons, não é isso que realmente causa medo. Mas sim o fato dos casos serem baseados em acontecimentos reais.
Atualmente a franquia tem dois filmes e cinco derivados: A Freira, Annabelle 1, 2 e 3, e A Maldição da Chorona. Baseada nas experiências paranormais dos exorcistas Ed e Lorraine Warren, muito famosos nos EUA. Nessa série de filmes os protagonistas não são os vilões como no das listas anteriores, mas sim seus “caçadores”.
PS: Definitivamente é aquele filme para deixar a luz acesa depois!
Conheça a história real por trás do filme Invocação do Mal
Franquia #7 REC
A última da lista REC é uma das minhas séries favoritas desse tipo. Para quem não conhece, narra a história de um grupo de jornalistas fazendo uma reportagem em um quartel de bombeiros. Em suma, o que era para ser mais uma reportagem comum e entediante. Muda de repente quando os jornalistas e os bombeiros acabam presos dentro de um prédio com suas câmeras e o que parecem ser “zumbis”.
Com influência de A Bruxa de Blair, o filme sabe assustar e intrigar quem assiste. Mesmo com um roteiro simples e despretensioso a história é bem amarrada e funciona. Desse modo, não peca pelo excesso de jump-scares e nem é repetitivo, como é o caso de muitos filmes de terror. Apesar de preferir os dois primeiros vale a pena assistir todos os filmes da série.
Além disso, definitivamente foi um marco na indústria de filmes de terror já que não é todo dia que um filme espanhol recebe tanta visibilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=J0eUbnXeGzg
Bônus Chuck
Obviamente que o boneco assassino não podia ficar de fora. A franquia que deixou uma porção de crianças, e alguns adultos, com medo de bonecos marcou a indústria e a infância de muitas pessoas.
Com sete filmes, e muitos altos e baixos, Chuck trouxe um elemento novo ao terror ao brincar com a segurança do lar, a infância e o desconhecido. Assim, nessa franquia nem mesmo crianças ou nossa casa são poupadas. Não existe estar seguro quando o perigo mora junto com a gente.
E apesar de eu particularmente não sentir medo com os filmes, entendo o sucesso e o legado que essa franquia deixou, fazendo a merecer esse lugar nessa lista.
E aí gostaram? Ou esqueci de alguma franquia ou filme importante?
Leia Mais: “Viva, a Vida é uma Festa” é a melhor animação da Pixar-Disney?
7 Comentários
Eu não sabia que existiam 9 filmes do Freddy Krueger e confesso que tenho um medinho de assistir os filmes de Invocação do Mal haha
Confesso que ainda não consegui ver todos e também fiquei chocada. Amo esse vilão apesar de morrer de medo. E sobre os filmes de Invocação do Mal sim!! Não tem como não ficar com medo haha
[…] Como não poderia ser diferente, nós aqui da Turn trazemos a vocês, uma lista de 5 curtas para assustar no halloween. Mas caso queiram ver obras de maior duração, também fizemos uma lista de 7 franquias de terror para maratonar no halloween. […]
[…] Leia Mais: 7 franquias de terror para maratonar no Halloween […]
Faltou Jogos Mortais!!
[…] Leia Mais: 7 Franquias de Filmes de Terror para assistir no Halloween […]
[…] Leia Mais: 7 Franquias de Filmes de Terror para assistir no Halloween […]