Você precisa assistir “Emily”, o filme da autora de “O Morro dos Ventos Uivantes”
Se você é apaixonado por literatura, já deve ter lido ou pelo menos ouvido falar do clássico romance inglês O Morro dos Ventos Uivantes. Único livro da autora Emily Brontë, ele é famoso por trazer um material único e com uma visão de mundo extremamente avassaladora. Como sua obra original, Emily traz um filme que mostra bem o que inspirou a autora a escrever O Morro dos Ventos Uivantes.
Leia Também: 7 Livros Clássicos que merecem uma chance
Uma História Sóbria e Amarga, mas ainda assim Fascinante
Com 145 minutos de duração, conhecemos a vida de uma mulher fora do seu tempo. Muito reclusa, mas ainda assim extremamente interessante. Emily se mostra desde o início como alguém diferente, menos disposta a ceder as regras sociais e que anseia por uma liberdade de pensamento.
Dirigido e roteirizado pela atriz Frances O’Connor (A.I.), que marca sua estreia nessas funções, o filme encanta ao conduzir um drama cheio de romance, decepções e falsa moral. Entregando um trabalho fantástico, a diretora apresenta uma visão sóbria, mas muito fidedigna à essência de Emily que conhecemos ao ler O Morro dos Ventos Uivantes.
Também com um elenco que se supera, conhecemos a história dramática e amarga dos Brontë. Em uma viagem pelas relações humanas que permeiam a família, entendemos melhor quem foi essa mulher. No entanto, o enredo não é nem um pouco amargo, o que é uma ótima surpresa considerando tudo que houve com a família.
Quais são os pontos altos do filme?
O maior de todos é entender de forma bastante emocionante a trajetória e as emoções que um dia Emily sentiu. Tudo isso a partir de uma narrativa que não é, em nenhum momento, desinteressante ou chata.
Ainda que o ritmo seja lento, o filme nos mantém admirados com o que vemos pela maneira suave que a direção escolhe construir a narrativa e como nos apresenta as vivências e relações que percorreram, que fizeram com que a autora escrevesse uma das obras mais icônicas da história.
Além disso, outro ponto alto é a relação complicada de Emily e Charlotte Brontë, muito diferentes e com visões de mundo completamente opostas. O filme nos dá uma perspectiva real da distinção entre as irmãs, que é muito clara também ao ler suas obras.
Por último, mas não menos importante, Emily é uma história sobre liberdade e opressão. Seu pai, suas irmãs, irmão e até seu interesse amoroso tentaram podá-la e controlar seu destino, mas no fim se torna uma história de liberdade, pela forma com que Emily lutou contra tudo isso e criou sua própria história, tanto na ficção quanto na vida real.
Emily já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Já assistiu? Conta para gente o que achou 👇
1 Comment
[…] Confira Também: Você precisa assistir “Emily”, o filme da autora de O Morro dos Ventos Uivantes […]