Loki | Tudo que você precisa saber sobre a TVA
Fala Turneiros. Desde o primeiro episódio da série de Loki e a apresentação da TVA, ficamos cada vez mais perdidos sobre sua integridade e o que ela realmente representa. Nos quadrinhos essa corporação é de extrema importância, e como sabemos, muitas coisas são adaptadas no MCU, no entanto, a essência da TVA continua na série. Dessa forma, trouxemos aqui um compilado de tudo que você precisa saber sobre a TVA.
Afinal, quem ou o que é a TVA?
Nas HQs, a TVA, ou Time Variance Authority(Autoridade de Variação Temporal em português), é responsável por monitorar realidades em todo o multiverso e manter tudo nos eixos sem qualquer interferência temporal. Eles são as peças fundamentais na aplicação de leis e burocracias quando o assunto é anomalias temporais dentro do multiverso.
Estão localizados em uma Zona de Fuso Horário Nulo, onde o tempo não pode ser afetado, o que os permite ter maior controle sobre suas atividades e passarem despercebidos. Além disso, devido a inúmeras e/ou infinitas linhas do tempo existentes, a TVA possui o poder de desfazer ou apagar linhas inteiras. Já imaginou ter o poder de apagar uma pessoa da história? Afinal, seu trabalho é deixar tudo em ordem de modo que nada viole as leis do tempo.
Diversas vezes heróis já se encrencaram e cruzaram o caminho da TVA, uma delas foi Mulher Hulk que tentou salvar a vida do Gavião Arqueiro e quase foi apagada do tempo.
Entendendo seu funcionamento
A autoridade máxima dentro da corporação é o diretor Sr. Alternity, ele tem o papel de gerir todo o funcionamento da TVA. Em seguida temos os administradores, subordinados de Alternity, que são todos clones, entre eles Mobius. Sim, Mobius é um clone nas HQs.
Agora, uma coisa bem creepy sobre a TVA, além de usar clones, é que a galera que monitora toda a realidade e tempo não tem rosto. Imagina um monte de homem de terno encarando monitores sem rostos. Muito assustador! Bom, esses são os Chronomonitors.
Por fim, temos os Minutemen, guerreiros que comportam o exército de clones cibernéticos com armaduras bem bad-ass.
Logo nós temos: os Chronomonitors que vigiam cada realidade, um novo surge conforme uma nova aparece, quando tem algum B.O.; os administradores recebem relatórios notificando ao tempo que acontece uma viagem no tempo ou uma nova deformação da realidade até determinar o que deve ser feito. Caso necessário, os juízes, líderes dos Minutemen, resolvem problemas temporais viajando no tempo ou apagando realidades e/ou capturar variantes.
Como suas Leis Temporais funcionam?
Bom, sabemos como cada escolha de pessoas pode influenciar no desempenho do tempo e nas consequências seguintes delas. Dessa forma, todo roubo de tempo, saltos temporais e qualquer delito que venha a desencadear a desestabilização da continuidade do tempo são crimes puníveis pela TVA. Concluindo, não mexa com o fluxo do tempo, evite viajar no tempo, não entre em contato com as pessoas no passado para salvá-las de seu futuro e acima de tudo não explore/imploda bolhas do tempo. Coisa que o Quarteto Fantástico já fez.
Não podemos esquecer de falar sobre os Guardiões do Tempo
Criados pelo último diretor da TVA(Aquele que Restou) em um ponto final em comum de todas as realidades, os Guardiões do Tempo possuem todo o conhecimento existente. Suas funções são garantir Eles tem a principal função de fazer com que a linha do tempo finalize da forma que tem que ser, assim como ensinar a todos sobre o ciclo universal e evitar erros cometidos no passado, além de serem baterias vivas de poder cronal. Energia acumulada da eternidade de existência da TVA onde garante a qualidade de vida dos funcionários aposentados da corporação.
Conhecidos como Ast, Vorth e Zanth, foram a segunda criação d’Aquele que Restou, visto que a primeira gerou seres imperfeitos chamados de Time-Twisters.
Como mencionei, os Guardiões do Tempo tem poder de manipular a energia temporal. Tem a capacidade de envelhecer exércitos inteiros até a extinção ou inverter esse efeito. Convocar seres de qualquer ponto da corrente do tempo, viajar através dele e em diversas realidades, além disso, criar escudos de energia, projetar explosões e conceder poder a outros.
MCU x HQs
A partir daqui pode possuir spoilers dos episódios da série Loki.
Até o presente momento, estamos no terceiro episódio da série e fomos apresentados bem pouco da TVA. Claramente estamos acompanhando uma adaptação da versão dos quadrinhos, ainda assim, vemos uma companhia um tanto quanto curiosa.
Ravonna Renslayer(Gugu Mbatha-Raw), interpreta uma juíza cercada de mistérios sobre a TVA. Mobius(Owen Wilson), um administrador assim como os quadrinhos, instigou certa curiosidade sobre a Juíza para o público. Que fomentou ainda mais com a declaração de Sylvie(Sophia Di Martino) que todos os funcionários da TVA são variantes que possivelmente sofreram lavagens cerebrais.
Afinal, seriam os Guardiões do tempo figuras que realmente existem? Onde estão localizados, no Reino Quântico, como muitos teorizam, ou de fato existe uma Zona de Fuso Horário Nulo como nos quadrinhos? A Linha do tempo Sagrada realmente existe? São muitas perguntas e precisamos de resposta. Ainda temos alguns episódios pela frente e um possível multiverso criado agora. Quais suas apostas para a conclusão dessa história?
Leia também:5 filmes e séries de Tom Hiddleston para assistir antes de Loki
5 Comentários
[…] Leia Mais: Loki I Tudo sobre a TVA […]
[…] retrospecto da série, Loki assim que foi capturado, ambiciou tomar o poder da TVA (Conheça a corporação nos quadrinhos). E se manteve com tal objetivo até cruzar o caminho de Sylvie e decidir simplesmente acabar com a […]
[…] Confira: Loki | Tudo que você precisa saber sobre a TVA […]
[…] Leia também: Loki | Tudo que você precisa saber sobre a TVA […]
[…] acordo com o novo vídeo, Ouroborus trabalha no porão da TVA e é um personagem inteligente, bem-humorado e ótimo no que faz. Além disso, O.B., apelido dado […]