Por que Steve Carell saiu de The Office?

Por que Steve Carell saiu de The Office?

22 de outubro de 2021 0 Por Leticia Linhares

The Office conquistou o mundo com seu humor de paródia e sua sátira social, mesmo terminada em 2013 até hoje tem uma legião de fãs. Entre as razões para todo esse amor estão claro o carisma de Jim e a humanidade sem senso de Michael Scott. Sua personalidade guiava os outros personagens e sua saída causou uma mudança de qualidade considerável. No fim, é como se a série tivesse perdido sua bússula nas últimas temporadas.

A saída de Steve Carell foi difícil para todos: os fãs, o elenco, produção e ele mesmo, já que segundo relatos o ator não queria sair. Desse modo, é impossível não se questionar sobre o que teria acontecido e por que Steve Carell saiu de The Office?

Leia Mais: Segundo pesquisa, The Office é a sitcom mais engraçada de todas

Não é segredo que o ator ama sua participação na série tanto que até hoje o ator faz questão de postar fotos dos bastidores no instagram. Se não existem ressentimentos a dúvida só aumenta e a pergunta fica: Por que?

Mas por que mesmo o personagem foi embora?

Com o nome de “Goodbye, Michael”, o 22º episódio da sétima temporada foi ao ar em abril de 2011 e garantiu lágrimas reais dos dois lados da tela. Para quem não se lembra, logo após Michael pedir Holly (Amy Ryan) em casamento, eles decidem se mudar para o Colorado para cuidar dos pais idosos dela.

E ainda que a despedida seja difícil só a ideia de separar esses dois soa tão errada que a gente no fundo sabe que é o final certo para o personagem. Por muito tempo o vimos lutar para encontrar o amor, formar uma família e ali está seu momento. No fundo sabemos que somente a perspectiva de criar uma família com Holly poderia separá-lo da sua família do escritório. E por mais que doa está tudo bem é hora de deixá-lo ir!

A felicidade de vê-lo conquistar tudo o que sempre sonhou é grande, mas o aperto do peito da saudade é grande. É quase impossível não conter as lágrimas na despedida de Pam e Michael no aeroporto, porque no fim era a despedida de todos nós de um personagem que a gente nunca pensou que pudesse sentir tanta falta.

Mas apesar desse final merecedíssimo, a pulga segue atrás da orelha, afinal ele poderia ter acontecido mais a frente na série, né? Por que nesse momento?

Por que Steve Carell saiu de The Office?

As razões da saída dele são ainda mais nebulosas. Por mais que muita gente acredite que o ator saiu por vontade própria, de acordo com o livro de Andy GreeneThe Office: The Untold Story of the Greatest Sitcom of the 2000s, a história não foi bem assim. Segundo Kim Ferry, uma cabeleleira que trabalhava no programa, a verdadeira responsável por sua saída foi a emissora que pasmem não teria renovado o contrato do ator.

Inacreditável, né? Mas é o que parece ter acontecido. É comum que em séries os atores tenham contratos de média duração, que cubram algumas temporadas, mas não todas. Isso se dá já que nunca se sabe quanto tempo uma série vai durar. Dessa maneira, de tempos em tempos é necessário renová-los.

E é a partir de uma situação rotineira como essa que toda saída de Steve Carell teria acontecido, de acordo com essa versão, o ator tinha contrato com a NBC, emissora responsável por The Office, até a sétima temporada. Segundo Kim Ferry, antes do fim do contrato o ator estava disposto a renovar e chegou a correr atrás disso.

Por mais de uma vez o ator comentou publicamente sobre a sua preocupação e desejo, em uma entrevista para a rádio BBC, Steve Carell comentou que era possível que a sétima temporada fosse a sua última em The Office. Ademais, de acordo com o operador de som Brian Wittle, Steve Carell confidenciou a ele depois que a reação da NBC após sua entrevista serviu como um teste de interesse da emissora. (Via Collider).

Como a NBC não ofereceu nenhuma proposta, Steve Carell compreendeu que não era do interesse deles manter sua presença e, assim mesmo não querendo sair, o ator deixou The Office na sétima temporada. Mas se você é curioso como eu deve estar aí pensando, por que a NBC não renovaria o contrato de um protagonista? Senta que lá vem história!

Mas por que a NBC não renovou?

Segundo o produtor Randy Corday no livro, a renovação não aconteceu por conta do novo presidente da NBC no período. Bob Greenblatt, que assumiu o cargo de Jeff Zucker, não considerava a série relevante. De acordo com Cordray:

“Ele não era tão chegado em The Office quanto nós queríamos que ele fosse. Ele desmereceu The Office como irrelevante.”

Não tenho nem palavras para isso, é só triste saber que poderíamos ter tido mais dele na série. Ainda no livro, o produtor ainda comentou um pouco mais sobre como Steve se sentia:

“Ele falou que queria fazer mais episódios e que não queria sair, não entendia a situação. É um absurdo como tudo se desenrolou, e me sinto mal porque muita gente acha que ele deixou a série por vontade própria, o que definitivamente não é verdade.”

Atualmente as nove temporadas da série estão disponíveis na Amazon Prime Video e HBO Max. Ainda não viu? Corre lá que não vai se arrepender!